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sábado, 26 de outubro de 2019

Os recursos da Tecnologia Assistiva no AEE!

             Hoje quero falar um pouco de algo que muitos professores usam e alguns ainda desconhecem: Tecnologia Assistiva! Você sabe o que é?
             É um termo ainda novo, mas são recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
            No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, Instituído pela Portaria N° 142, de 16 de Novembro de 2006 nos diz que: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento de característica interdisciplinar que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.
            Por isso que digo que muitos professores em sala regular e principalmente professores que atuam nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) fazem uso de vários recursos que proporcionam avanços educacionais no ensino-aprendizagem e de mobilidade e segurança aos seus alunos.
             Todo e qualquer item, equipamento ou parte dele que você professor adapta para melhorar as capacidades funcionais de seus alunos ou pessoas com deficiência são exemplos de Tecnologia Assistiva.
             Os recursos são os mais variados possíveis e quero aqui citar alguns que utilizo e nas imagens abaixo apresentar quais e como os utilizo na sala do AEE atualmente.
             Estes recursos podem ser desde um brinquedo por mais simples que seja até a um complexo sistema de computação. Vou citar alguns exemplos de recursos considerados como Tecnologia Assistiva para que tenham uma compreensão mais exata ao que me refiro: brinquedos de encaixar e desencaixar como blocos ou legos, dominó, alfabeto móvel, fichas de leitura, sequência lógica, ábaco, soroban, bengala, reglete, punção,lupas, lentes, cadeiras e mesas adaptadas entre outros.
            Enfim são materiais e produtos que contribuem e favorecem a autonomia e independência em tarefas rotineiras como comer, vestir, tomar banho, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas com limitação de fala, aparelhos para surdez, próteses e órteses ou outros produtos ortopédicos.
            Por fim, como já mencionei, muitos professores já fazem uso desses materiais e desconhecem que são denominados como Tecnologia Assistiva,  que acrescentam significativamente na vida de quem necessita, trazendo e fazendo a diferença no ensino - aprendizagem e na qualidade de vida de nossos alunos.

Tecnologia em favor da Educação!
































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