Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

domingo, 9 de junho de 2019

Queixa recorrente - Déficit de Atenção!

Atualmente, vejo que o déficit de atenção é uma queixa muito recorrente na escola, entretanto muitas vezes o aluno em questão precisa ser investigado, pois muitos fatores podem influenciar na atenção e concentração e consequentemente na aprendizagem dessa criança, não sendo uma disfunção neurológica necessariamente, como por exemplo: problemas relacionados com visão, audição, baixa autoestima, insegurança, memória, timidez, verminoses, piolhos, conflitos familiares, entre outros.  São fatores que impedem o aluno de se concentrar e avançar nas aulas, e podem ser resolvidos com facilidade quando descobertos previamente.
Porém, quando a criança é DIAGNOSTICADA com Déficit de Atenção por profissionais capacitados  (médicos e psicólogos) é importante pontuar intervenções que venham contribuir no desempenho de habilidades necessárias para o desenvolvimento escolar do aluno. Essas crianças necessitam de ajuda constante, orientações e direcionamentos.
Percebo muitos alunos, com déficit de atenção ou não, apresentando dificuldades básicas de se organizar na sala de aula, por exemplo: muitas vezes não encontram a disciplina no caderno, acabam copiando as atividades em folhas aleatórias em matérias não condizentes com a da aula, ou também ficam procurando a matéria e perdem todo o início da aula e não conseguindo se localizar.
No cotidiano escolar como pedagoga, acompanhando situações assim diariamente, e queixas frequentes dos professores, implantei uma estratégia com uma aluna e venho acompanhando os resultados.
Percebi que cadernos muito grandes, com várias matérias (8,10,12) acabam não sendo funcionais para aqueles que possuem dificuldades, principalmente para os com déficit de atenção. Então, troquei o caderno de várias matérias por cadernos individuais, de uma matéria, simples, sem personagens e adesivos para não tirar o foco, e de preferência de cores diferentes.
Identifiquei na capa de cada caderno a disciplina e o nome do professor e na parte interna colei o horário de aulas semanais, destacando com caneta colorida o dia da semana que a criança terá aula da matéria a qual o caderno corresponde. 
O caderno além de ter tido uma boa aceitação por parte da aluna e sua família, tem apresentado ótimos resultados, como organização e comprometimento.
Vale lembrar sempre que a participação ativa da família é peça fundamental em todas as intervenções, a mochila da criança deve ser organizada sempre no dia anterior da aula, com a ajuda dos pais ou responsáveis, para colocar somente o material necessário para aquele dia. Assim, a criança consegue se organizar e levar somente o necessário, além de compreender sua rotina semanal.









Nenhum comentário:

Postar um comentário