Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

sábado, 20 de julho de 2019

O Professor de AEE e suas atribuições!

     O Atendimento Educacional Especializado (AEEfunciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns.
     São muitas as responsabilidades que envolvem o professor de AEE, entre as quais desenvolver um trabalho que abrange toda a escola, a equipe gestora (direção/coordenação), professores da sala regular, famílias, alunos da sala regular juntamente com os alunos atendidos na sala de recurso.
     De acordo com a resolução N°436/2012, no artigo 9, o professor de AEE tem a função de identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem os obstáculos para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especificas.
     Quando o aluno é matriculado na unidade de ensino o professor do AEE elabora o ESTUDO DE CASO que percorre por etapas como:
1º Apresentação: Qual é o problema? Averiguar o que está acontecendo. 
2º Esclarecimento: Explicar o problema. 
3° Identificação e resolução do problema: Relatar a situação atual e indicar apontamentos para que o aluno possa receber atendimentos clínicos entre outros procedimentos que venham contribuir e melhorar no contexto situacional. 
4º Elaboração do plano de AEE do aluno. Que devem contém estratégias funcionais buscando alternativas que potencialize o cognitivo, o emocional, o sensorial e social do aluno.
     Enfim são inúmeras as ações e procedimentos que cercam o contexto da sala de recursos: contar e dramatizar histórias, recortar, pintar, apoiar, incentivar, segurar na mão, acalentar, dar colo, elogiar, transcrever, orientar, conduzir, ensinar, amar.... Estar à frente da sala de recursos é fazer a diferença todos os dias na vida dos alunos que por alguma situação biológica ou adquirida tiveram rumos diferentes, é aprender com eles a viver o mundo deles com a mesma energia, intensidade e emoção que sentem, é ver e sentir o mundo do jeito deles, talvez inexplicável para muitos, mas muito significativo para eles.


Apoio na Escrita Braille.
Apoio para pintura, aluno PC.

Incentivo para pintura, aluno PC.


Apoio na pintura com tinta

Atividade para desenvolvimento da pressão palmar com material adaptado.
Incentivo à leitura, aluno com autismo.
Transcrição do Braille para Sistema Óptico Português.
Confecção de material adaptado: uma das muitas atribuições do Professor de AEE.
Estimulação da oralidade, aluno PC.
Adaptação de material para compressão de leitura tátil aos DV.


Apoio e incentivo à aluna DV na interpretação  da leitura tátil.
Orientações e incentivo à aluna DV para autonomia da alimentação.


Incentivo à leitura.


8 comentários:

  1. Olá, que legal sua postagem, também sou professora do AEE, em Jacundá no Pará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que legal!!! Muito Obrigada pelo comentário, fico super feliz com essa interação! Espero que os posts possam contribuir com seu trabalho =)

      Excluir
  2. Muito legal sou recém formada,e gosto muito dessa área da educação especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é muito bom e gratificante ver cada vez mais pessoas se encantando por essa área tão especial! Muito Obrigada pelo comentário, espero vê-la mais por aqui, estarei postando toda semana =)

      Excluir
  3. Ailma Batista Araújo20 de julho de 2019 às 18:24

    Muito bom estou na área há três anos, ainda é tudo muito novo. Mas estou me dedicando com entusiasmo e sensibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Ailma, muito obrigada pelo comentário! O caminho é esse mesmo, muito sucesso para você =)

      Excluir
  4. Parabéns Ivete você é uma pessoa especial assim como seus alunos. Tem a principal característica para trabalhar com Educação Especial o brilho no olhar. Sem isso não existe empatia, não existe o se colocar no lugar do outro. Admiro seu trabalho ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Maria, fico feliz pelo seu carinho e apoio! =)

      Excluir