Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Curso de Soraban e Modelo de Barras no Ensino de Matemática - UFMT

Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo surgido na China, há cerca de quatro séculos.  (Bengala legal) Soroban: calculadora para pessoas cegas.
Ele pode ser de madeira ou de plástico, de forma retangular, dividido internamente por dois retângulos, formado por vários hastes verticais onde estão presas contas (bolinhas) separadas por uma barra longitudinal. 
O espaço inferior contém 4 bolinhas de valor 1, e o superior 1 bolinha que equivale o valor 5.
O Soroban é uma ótima ferramenta para o ensino da matemática, tanto na Sala Regular como na Sala de AEE, inclusive para deficientes visuais. 
Ele melhora significativamente o desempenho dos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem das quatro operações fundamentais. Auxilia no desenvolvimento da concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental.
No momento, estou participando de um curso de Soroban proporcionado pela Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Sinop em parceria com Instituto Criança, ministrado pelo Prof. Edson Pereira Barbosa – UFMT/Sinop; Profa Dione Emília Correa Boing – CEFAPRO/Sinop; Profa Gislaine Aparecida Maria Zambiasi; e monitoras extensionistas: Débora Kézia Brasileiro Cardoso Barreto e Marcia Machado.
O curso que vem sendo desenvolvido na própria Universidade em Sinop, conta com a participação de vários professores que buscam qualificação profissional e alunos deficientes visuais. Em especial gostaria de prestigiar as Profs.ª que se deslocam de Colíder (160 km), saindo de madrugada para chegarem na formação as 07:00.










4 comentários:

  1. Parabéns prof Ivete pela divulgação do nosso trabalho. Adorei o blog ❤️😘

    ResponderExcluir