Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

sábado, 6 de julho de 2019

O atendimento do AEE na Emeb Prof.ª Taciana.

Chegando ao final das atividades do 1º semestre, vou falar um pouco da rotina do atendimento do AEE na Escola que atuo.  Leciono na Escola Municipal de Educação Básica Professora Taciana Balth Jordão, que é localizada em Sinop, Mato Grosso. BLOG DA ESCOLA
Este ano estou atendendo alunos em 3 núcleos: o núcleo visual que inclui alunos com baixa visão e cegueira, núcleo múltiplas que abrange alunos com mais de uma deficiência, como por exemplo Paralisia Cerebral com espasticidade em membros, isto é, fraqueza muscular ou rigidez do músculo, e o núcleo comum que engloba alunos que apresentam alguma deficiência, como: física, intelectual, e TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), que inclui autismo, altas habilidades e superdotados. 
No momento não estou atendendo nenhum aluno que se enquadra no núcleo auditivo (o 4º e último núcleo em que as deficiências são classificadas) que se refere à deficiência auditiva parcial e surdez.
Os atendimentos funcionam no contra turno em que o aluno estuda, ou seja, se o aluno frequenta a sala regular no período matutino, seu atendimento no AEE será no vespertino.
 Cada aluno tem seu horário definido, seguindo um cronograma semanal com atendimentos contínuos durante todo o ano letivo. O planejamento das atividades é organizado conforme a demanda de cada núcleo, isto é, de acordo com a necessidade de cada aluno. Conhecer o aluno, sua história de vida sua família e sua rotina na sala regular, são passos fundamentais e importantes para o pleno desenvolvimento das ações.
De segunda a sexta feira os atendimentos ocorrem com objetivos definidos onde os alunos são estimulados para que possam avançar em seu desenvolvimento cognitivo, emocional, visual, físico-motor e sensorial, superando ou diminuindo com tempo as limitações que enfrentam. Os atendimentos ocorrem de forma individual e também de forma coletiva, observando a particularidade de cada núcleo, com diversas atividades estratégicas, com a finalidade do bem estar e autonomia dos alunos em vários sentidos, isto é, no âmbito escolar, familiar e social. Qual a Importância da Sala de AEE?
Somado a tudo isso, é imprescindível muito conhecimento, dedicação, paciência, afeto, a participação da família e de toda a equipe escolar envolvidos neste contexto.
Importante ressaltar que cada aluno aprende no seu tempo, com técnicas e estratégias planejadas e definidas para suprir suas próprias necessidades. 























10 comentários:

  1. Parabéns PROFESSORA Ivete. Muito orgulho do seu trabalho. Vendo nossas crianças aprendendo e se desenvolvendo a cada dia.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas palavras de apoio! Também me alegro muito com o avanço de nossas crianças! =)

      Excluir
  2. Parabéns, Ivete. Seu trabalho com esses pequenos é excepcional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Profª Silvinha! Seu trabalho e dedicação com certeza também faz diferença na vida de nossos alunos!

      Excluir
  3. Cada dia admiro mais seu trabalho...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada! Fico feliz que estás acompanhando o Blog! =)

      Excluir
  4. Passei no concurso para educação especial e estou hiper nervosa e ansiosa. Não vejo a hora de ser convocada, mas estou com medo, já que minhas únicas experiências em sala foram nos estágios. Se vc puder postar mais sobre o dia a dia em sala , pq não encontrei em lugar algum. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigada pelo comentário! Ter medo é natural, mas com certeza as experiências vividas em sala de aula farão diferença e serão as melhores para ir criando confiança e conhecimentos concretos. Adorei a sugestão, vou planejar e postar sobre isso então! Muito sucesso em sua carreira, espero que o Blog contribua com seu trabalho! =)

      Excluir
  5. Continue sempre com essa dedicação!!!! Precisamos sempre de profissionais que se comprometem de verdade no ensino desses seres especiais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Fabíola! Concordo plenamente! Procuro sempre dar o meu máximo para as crianças! =)

      Excluir