Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

terça-feira, 28 de maio de 2019

Adaptações: estratégias e critérios!

O que adaptar? Como adaptar? Questionamentos assim são dúvidas que angustiam muitos professores, e são inquietações pertinentes, porém passíveis de mudanças.
Adaptações são estratégias, providências cabíveis a unidade escolar para facilitar o dia a dia dos alunos com necessidades especiais. Elas são meios que possibilitam dar suporte às dificuldades de aprendizagem, e para isso é necessário que se conheça bem o que cada aluno necessita para tornar o ensino e a aprendizagem pragmáticas. Cada aluno deve aprender o máximo possível dentro de suas possibilidades.
Essas adaptações podem ser de grande porte, relacionadas à: adequar um espaço físico como por exemplo providenciar móveis adequados, rampas e barras de acesso, banheiro com suporte, facilitar o caminho nos corredores da escola tirando obstáculos etc, ou podem ser de pequeno porte:  pequenas adaptações cabíveis ao professor dentro de sala de aula como: disponibilizar tarefas com fonte ampliada e letras em caixa alta, engrossadores de lápis, adaptações em alto relevo para deficientes visuais entre outros.
Vale ressaltar que adaptar requer um plano de ação de como serão essas adequações e se essas estratégias de fato contribuirão e oportunizarão avanços. É muito importante que haja um diálogo entre toda a unidade escolar, para que um aprenda com o outro, para que compartilhem seus erros e acertos, assim o trabalho e esforço coletivo com certeza será muito mais eficaz e vantajoso para todos os envolvidos no processo.

" Não é o aluno com deficiência que precisa se adaptar à escola, mas sim, a escola que deve estar preparada para atender a diversidade." 


Atividade com letra em EVA fonte ampliada, gizes de cera grossos e alfabeto móvel.
Engrossadores de lápis para alunos com ataxia de membros e dificuldades de coord. motora.


Rosa dos Ventos adaptada com EVA e Escrita Braille para aluna DV.



Aluna fazendo rastreamento da atividade.

Atividade ampliada e lápis mais calibroso para facilitar o traçado.

Olimpíada de Matemática 2019 da Unemat adaptada em Braille e material tátil para aluna DV.

Adaptação do Mapa Múndi com linhas e barbantes para facilitar a identificação do Meridiano de Greenwich, Linha do Equador e os Trópicos de Câncer e Capricórnio na aula de Geografia para aluna DV.


Cartão do dia das Mães adaptado com Escrita Braille, flores em EVA e textura em glitter para aluna DV.

12 comentários:

  1. Ótimas sugestões!!!
    Adaptação não é facilitar para o aluno, mas sim, a partir de uma atividade, desenvolver todo seu potencial. Parabéns Ivete!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, o objetivo do blog é esse mesmo, contribuir com pais e professores! Muito Obrigada!

      Excluir
  2. Ótimas sugestões!!!
    Concordo com vc.Adaptacão não é facilitar para o aluno, mas sim, a partir de uma atividade, desenvolver todo seu potencial. Parabéns Ivete!

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso. Parabéns pelo comprometimento com seus alunos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Maria! Cada dia aprendo mais com eles também!

      Excluir
  4. Parabéns!!!! Suas adaptações devem se tornar exemplo para outras pessoas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, o objetivo é esse mesmo, disseminar e trocar conhecimentos! =)

      Excluir
  5. Amo seu trabalho professora Ivete...o caminho é esse!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ivete, que bom que meu filho está caminhando com sua dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliane! Fico muito feliz em fazer parte e contribuir com o desenvolvimento dele!

      Excluir