O que adaptar? Como adaptar? Questionamentos assim são dúvidas que angustiam muitos professores, e são inquietações pertinentes, porém passíveis de mudanças.
Adaptações são estratégias, providências cabíveis a unidade escolar para facilitar o dia a dia dos alunos com necessidades especiais. Elas são meios que possibilitam dar suporte às dificuldades de aprendizagem, e para isso é necessário que se conheça bem o que cada aluno necessita para tornar o ensino e a aprendizagem pragmáticas. Cada aluno deve aprender o máximo possível dentro de suas possibilidades.
Essas adaptações podem ser de grande porte, relacionadas à: adequar um espaço físico como por exemplo providenciar móveis adequados, rampas e barras de acesso, banheiro com suporte, facilitar o caminho nos corredores da escola tirando obstáculos etc, ou podem ser de pequeno porte: pequenas adaptações cabíveis ao professor dentro de sala de aula como: disponibilizar tarefas com fonte ampliada e letras em caixa alta, engrossadores de lápis, adaptações em alto relevo para deficientes visuais entre outros.
Vale ressaltar que adaptar requer um plano de ação de como serão essas adequações e se essas estratégias de fato contribuirão e oportunizarão avanços. É muito importante que haja um diálogo entre toda a unidade escolar, para que um aprenda com o outro, para que compartilhem seus erros e acertos, assim o trabalho e esforço coletivo com certeza será muito mais eficaz e vantajoso para todos os envolvidos no processo.
" Não é o aluno com deficiência que precisa se adaptar à escola, mas sim, a escola que deve estar preparada para atender a diversidade."
|
Atividade com letra em EVA fonte ampliada, gizes de cera grossos e alfabeto móvel. |
|
Engrossadores de lápis para alunos com ataxia de membros e dificuldades de coord. motora. |
|
Rosa dos Ventos adaptada com EVA e Escrita Braille para aluna DV. |
|
Aluna fazendo rastreamento da atividade. |
|
Atividade ampliada e lápis mais calibroso para facilitar o traçado. |
|
Olimpíada de Matemática 2019 da Unemat adaptada em Braille e material tátil para aluna DV. |
|
Adaptação do Mapa Múndi com linhas e barbantes para facilitar a identificação do Meridiano de Greenwich, Linha do Equador e os Trópicos de Câncer e Capricórnio na aula de Geografia para aluna DV. |
|
Cartão do dia das Mães adaptado com Escrita Braille, flores em EVA e textura em glitter para aluna DV. |
Ótimas sugestões!!!
ResponderExcluirAdaptação não é facilitar para o aluno, mas sim, a partir de uma atividade, desenvolver todo seu potencial. Parabéns Ivete!
Fico feliz que gostou, o objetivo do blog é esse mesmo, contribuir com pais e professores! Muito Obrigada!
ExcluirÓtimas sugestões!!!
ResponderExcluirConcordo com vc.Adaptacão não é facilitar para o aluno, mas sim, a partir de uma atividade, desenvolver todo seu potencial. Parabéns Ivete!
Muito Obrigada!
ExcluirTexto maravilhoso. Parabéns pelo comprometimento com seus alunos 😘
ResponderExcluirMuito Obrigada Maria! Cada dia aprendo mais com eles também!
ExcluirParabéns!!!! Suas adaptações devem se tornar exemplo para outras pessoas!!!
ResponderExcluirMuito Obrigada, o objetivo é esse mesmo, disseminar e trocar conhecimentos! =)
ExcluirAmo seu trabalho professora Ivete...o caminho é esse!!! Parabéns
ResponderExcluirFico muito agradecida! Obrigada pelo carinho!
ExcluirParabéns Ivete, que bom que meu filho está caminhando com sua dedicação.
ResponderExcluirObrigada Eliane! Fico muito feliz em fazer parte e contribuir com o desenvolvimento dele!
Excluir