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quinta-feira, 27 de junho de 2019

Estimulação Pré Braille!

      A alfabetização em Braille de crianças deficientes visuais é indispensável e insubstituível e deve ser implantada sempre o mais brevemente possível, entretanto, antes de iniciar-se a perfuração Braille com reglete e punção ou máquina Perkins, a criança deficiente visual percorre por um caminho de muitos ensinamentos e preparações que fazem parte do processo de fomentar e estimular a percepção.
      São meios pelos quais a criança obtém informações que vão contribuir para a escrita e leitura Braille futuramente, e por este motivo dizemos que ensinar esse sistema de escrita/leitura é uma atribuição que requer tempo, paciência, dedicação e inúmeras estratégias e meios.
      Ao ensinar, é necessário que a criança explore todo o material e receba as orientações adequadamente para que a aprendizagem seja plena e eficiente, depois da devida preparação.
      Nesse sentido, é importante que a criança passe por várias atividades de estimulação cognitiva e sensorial e tenha contato com uma diversidade de materiais em relevo, texturas, e formas para adquirir noção e compreender o universo através do tato.
      Atualmente, atendo uma aluna de 6 anos no processo da estimulação Pré Braille e as atividades desenvolvidas com ela têm sido eficiente nesse processo. Isa, como a chamo, já tem conhecimento da prancha, da reglete, da punção e já compreende os primeiros procedimentos: a cela Braille é composta por 6 pontos, a escrita é feita da direita para a esquerda e a leitura da esquerda para a direita.
      Adaptações a partir de materiais como caixa de ovos, e.v.a e caixa de bombons também são muito eficientes na compreensão, já que com eles podem ser confeccionados celas Braille de tamanho ampliado.
      Assim, aos poucos, com essas técnicas e metodologias Isa vai compreendo esse sistema aos poucos e futuramente a alfabetização se tornará muito mais simples,  descomplicada e satisfatória.












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