A data foi criada com a finalidade de alertar
para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.
O folclore brasileiro é resultado da influência de culturas de diferentes povos
indígenas, de diferentes povos africanos e dos europeus, sobretudo dos
portugueses, logo pode se afirmar que folclore é o conjunto de conhecimentos de
um povo, e integram os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas,
advinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.
Deste
modo, no mês de Agosto é comum que as escolas costumem relembrar os elementos
mais importantes da cultura popular brasileira, como: danças, músicas,
cantigas, festas, comidas típicas, personagens e lendas do nosso folclore.
Considerando a importância do tema, o planejamento semanal na sala de recurso do
Atendimento Educacional Especializado na Escola Taciana Balth Jordão foi à
lenda do Saci-Pererê.
Atento à história, utilização de recursos audio-visuais. |
As atividades programadas foram para desenvolver nos
alunos competências relevantes de leitura, entendimento e compreensão dos
fatos, escrita, pintura, recorte e colagem, contagem e localização espacial.
Os
alunos das séries iniciais ficaram encantados com a lenda do Saci e suas
travessuras, do mesmo modo apreensivos em recortar as partes que compõe seu rosto e montar o personagem peralta com seu gorro mágico.
Não posso deixar de
mencionar a pequena Isa, aluna do 1º ano
que se encontra no processo de alfabetização Braille me questionando o porquê
do Saci sendo apenas um menino, fumar cachimbo. Esse é um exemplo de quando os alunos nos colocam em "saia justa" com alguns de seus sábios questionamentos.... rsrs. Isto evidencia a importância da narração e interpretação da história e como as histórias fascinam e encantam os alunos.
Isa desenvolveu
a escrita da palavra saci no sistema Braille.
Simbologia
Braille palavra saci: s 2,3,4 ; a 1 ; c 1,4 ; i 2,4.
O sistema de escrita em relevo conhecido por sistema Braille formado por 64 sinais a partir do conjunto matricial (123456). |
Os
pontos que formam a coluna vertical esquerda, tem os números 1,2,3; e os pontos
que formam a coluna vertical direita tem os números 4,5,6.
A
escrita Braille é realizada da direita para a esquerda, e a leitura Braille é
realizada da esquerda para a direita.
Professora do Aee no apoio ao aluno no momento de colorir. |
Interpretação e escrita. |
Palavras relacionadas com o tema, atividade complementar. |
Posicionando o nariz do personagem. |
Posicionando os olhos. |
Simbologia Braille. |
Escrita Braille. |
Parabéns professora Ivete, seu trabalho é engrandecedor
ResponderExcluirObrigada professora Roneide! Você apresenta um modo peculiar em desenvolver sua função pedagógica, com maestria, carinho e atenção desenvolve seu magistério e alcança objetivos essenciais. Parabéns querida e amável professora.
Excluir