Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

domingo, 25 de agosto de 2019

Atividades no AEE - Tema Folclore Brasileiro!

     Nesta última semana as atividades desenvolvidas no Aee foram com o tema folclore, visto que no Brasil no dia 22 de Agosto por meio do Decreto n° 56.747, de 17 de Agosto de 1965, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de Agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore brasileiro.  
   A data foi criada com a finalidade de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.
    O folclore brasileiro é resultado da influência de culturas de diferentes povos indígenas, de diferentes povos africanos e dos europeus, sobretudo dos portugueses, logo pode se afirmar que folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo, e integram os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, advinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.
    Deste modo, no mês de Agosto é comum que as escolas costumem relembrar os elementos mais importantes da cultura popular brasileira, como: danças, músicas, cantigas, festas, comidas típicas, personagens e lendas do nosso folclore. 
    Considerando a importância do tema, o planejamento semanal na sala de recurso do Atendimento Educacional Especializado na Escola Taciana Balth Jordão foi à lenda do Saci-Pererê. 


Atento à história, utilização de recursos audio-visuais.

    As atividades programadas foram para desenvolver nos alunos competências relevantes de leitura, entendimento e compreensão dos fatos, escrita, pintura, recorte e colagem, contagem e localização espacial. 
    Os alunos das séries iniciais ficaram encantados com a lenda do Saci e suas travessuras, do mesmo modo apreensivos em recortar as partes que compõe seu rosto e montar o personagem peralta com seu gorro mágico.
    Não posso deixar de mencionar a pequena Isa, aluna do 1º ano que se encontra no processo de alfabetização Braille me questionando o porquê do Saci sendo apenas um menino, fumar cachimbo. Esse é um exemplo de quando os alunos nos colocam em "saia justa" com alguns de seus sábios questionamentos.... rsrs. Isto evidencia a importância da narração e interpretação da história e como as histórias fascinam e encantam os alunos. 
    Isa desenvolveu a escrita da palavra saci no sistema Braille.

Simbologia Braille palavra saci: s 2,3,4 ; a 1 ; c 1,4 ; i 2,4.

O sistema de escrita em relevo conhecido por sistema Braille formado por 64 sinais a partir do conjunto matricial (123456).

Os pontos que formam a coluna vertical esquerda, tem os números 1,2,3; e os pontos que formam a coluna vertical direita tem os números 4,5,6.
A escrita Braille é realizada da direita para a esquerda, e a leitura Braille é realizada da esquerda para a direita.


Professora do Aee no apoio ao aluno no momento de colorir.

Interpretação e escrita.

Palavras relacionadas com o tema, atividade complementar.








Posicionando o nariz do personagem.
Posicionando os olhos.




Simbologia Braille.

Escrita Braille.






2 comentários:

  1. roneidetozetti@hotamil.com26 de agosto de 2019 às 09:04

    Parabéns professora Ivete, seu trabalho é engrandecedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada professora Roneide! Você apresenta um modo peculiar em desenvolver sua função pedagógica, com maestria, carinho e atenção desenvolve seu magistério e alcança objetivos essenciais. Parabéns querida e amável professora.

      Excluir