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sábado, 3 de agosto de 2019

Deficiência Intelectual e o Ensino da Matemática!


     Com o retorno das atividades e o inicio do 2º semestre quero abordar um tema que se apresenta como fator de preocupação entre os professores que atuam em sala regular: estou me referindo à deficiência intelectual ou atraso cognitivo, como é atualmente mais falado.
     A deficiência intelectual é caracterizada por QI baixo, e alunos acometidos por essa circunstância apresentam dificuldade expressiva para concretizar atividades relacionadas à aprendizagem, comunicação e socialização. Isso é, processam as informações mais lentamente e necessitam de ações específicas sobre o mecanismo de aprendizagem.
     As causas que mais acometem o desenvolvimento intelectual nas crianças são condições genéticas,  onde se enquadram muitas síndromes, por isso é muito importante o acompanhamento do pré natal.
   Muitas causas ambientais também podem estar associadas a deficiência intelectual ou atraso cognitivo como: problemas na gravidez sendo infecções virais ou bacterianas, complicações durante o nascimento, complicações de doenças como: meningite, rubéola, sarampo, desnutrição e traumas físicos.
    Sendo assim, diante da queixa do professor referente ao desenvolvimento do aluno é importante a investigação desde a gestação  ao passo a passo do desenvolvimento infantil dessa criança levando em conta toda situação ocorrida para eliminar possíveis suspeitas. Diante da suspeita confirmada, deve-se procurar orientar a família e a equipe escolar para as ações e o tratamento necessário.
    Por isso, todo cuidado é essencial para ensinar o aluno com deficiência intelectual ou atraso cognitivo, não tornando esse momento doloroso com atividades inadequadas ou exercícios longos, procurando adaptar as atividades de aprendizagem, utilizando materiais e objetos de manipulação, para que a ação pedagógica do professor seja mais eficaz, permitindo ao aluno um desenvolvimento e aprendizagem mais significativa.
     As atividades devem ser bem direcionadas passo a passo procurando observar se de fato o aluno conseguiu compreender ou se é necessário outro procedimento de intervenção, também deve-se oportunizar tempo hábil para as atividades e constante monitoramento e diálogo.
      O aluno que apresenta deficiência intelectual é capaz de crescimento e de afirmação. A inteligência deve ser estimulada e educada para que o aluno possa evoluir.
     Nas fotos abaixo, coloquei uma atividade de matemática realizada no AEE com material manipulável concreto, onde os alunos estão aprendendo o processo de adição e subtração no ensino da matemática. O material concreto favorece o entendimento, pois com ele posso indicar parcelas e resultados das operações de forma concreta, palpável, diferentemente do que apenas uma escrita abstrata no caderno. O ábaco juntamente com o material dourado são ferramentas que utilizo com frequência nas aulas de AEE.



Orientação e supervisão junto ao aluno. Acompanhamento!
Contar e recontar é preciso!


Apoio com material manipulável no ensino e aprendizagem.


Estimular é fundamental.



A importância do recurso de material concreto na construção e entendimento no ensino da matemática.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar suas experiências.

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    1. Obrigada pelo carinho e apoio, fico feliz por estar contribuindo e dividindo experiências. Um grande abraço e sucesso em seu trabalho.

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  2. Excelente trabalho!dicas valiosas para auxiliar nosso trabalho.

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    1. Oiii Boa Noite! Que bom que gostou, fico feliz por contribuir e por estar auxiliando vocês com os posts do blog.

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