Com o retorno das atividades e o inicio do 2º semestre quero
abordar um tema que se apresenta como fator de preocupação entre os professores
que atuam em sala regular: estou me referindo à deficiência intelectual
ou atraso cognitivo, como é atualmente mais falado.
A deficiência intelectual é caracterizada por QI baixo, e
alunos acometidos por essa circunstância apresentam dificuldade expressiva para
concretizar atividades relacionadas à aprendizagem, comunicação e socialização. Isso é, processam as informações mais lentamente e necessitam de ações específicas
sobre o mecanismo de aprendizagem.
As causas que mais acometem o desenvolvimento intelectual nas
crianças são condições genéticas, onde se enquadram muitas síndromes, por isso é muito importante o acompanhamento do pré natal.
Muitas causas ambientais também podem estar associadas a deficiência
intelectual ou atraso cognitivo como: problemas na gravidez sendo infecções virais
ou bacterianas, complicações durante o nascimento, complicações de doenças
como: meningite, rubéola, sarampo, desnutrição e traumas físicos.
Sendo assim, diante da queixa do professor referente ao
desenvolvimento do aluno é importante a investigação desde a gestação ao passo
a passo do desenvolvimento infantil dessa criança levando em conta toda
situação ocorrida para eliminar possíveis suspeitas. Diante da suspeita confirmada, deve-se procurar orientar a família e a equipe escolar para as ações e o tratamento necessário.
As atividades devem ser bem direcionadas passo a passo
procurando observar se de fato o aluno conseguiu compreender ou se é necessário
outro procedimento de intervenção, também deve-se oportunizar tempo hábil para as
atividades e constante monitoramento e diálogo.
Nas fotos abaixo, coloquei uma atividade de matemática realizada no AEE com material manipulável concreto, onde os alunos estão aprendendo o processo de adição e subtração no ensino da matemática. O material concreto favorece o entendimento, pois com ele posso indicar parcelas e resultados das operações de forma concreta, palpável, diferentemente do que apenas uma escrita abstrata no caderno. O ábaco juntamente com o material dourado são ferramentas que utilizo com frequência nas aulas de AEE.
Orientação e supervisão junto ao aluno. Acompanhamento! |
Contar e recontar é preciso! |
Apoio com material manipulável no ensino e aprendizagem. |
Estimular é fundamental. |
A importância do recurso de material concreto na construção e entendimento no ensino da matemática. |
Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar suas experiências.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e apoio, fico feliz por estar contribuindo e dividindo experiências. Um grande abraço e sucesso em seu trabalho.
ExcluirExcelente trabalho!dicas valiosas para auxiliar nosso trabalho.
ResponderExcluirOiii Boa Noite! Que bom que gostou, fico feliz por contribuir e por estar auxiliando vocês com os posts do blog.
Excluir