As atividades sensoriais estimulam os vários sentidos no
desenvolvimento infantil e adulto, sendo: o tato, a audição, o
olfato, o paladar, a visão, o movimento e o equilíbrio, bem como desenvolvem
competências essenciais que contribuem para o desenvolvimento neurológico e
psicomotor.
No cotidiano escolar faço uso de vários materiais sensoriais e entre
eles uma prancha com garrafas descartáveis cortadas de diferentes tamanhos e
formas, que possibilitam intervenções no desenvolvimento cognitivo e igualmente
no desenvolvimento da coordenação motora, essa dividida em duas:
coordenação motora grossa, onde são fortalecidos os músculos maiores e suas
habilidades como: correr, pular, chutar, subir e descer que são estimulados nas
atividades de educação física; e a coordenação motora fina, onde são trabalhados
os pequenos músculos como os das mãos, em atividades como: rabiscar, desenhar, pintar, recortar,
escrever e manusear pequenos objetos onde o aluno realiza movimentos precisos e
delicados.
O objetivo proposto nesta atividade no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é estimular a coordenação motora e o desenvolvimento
cognitivo, a partir de atividades de: rosquear e desrosquear as tampas, observar os diferentes tamanhos e
formatos, desenvolver a atenção e percepção, trabalhar a lateralidade (
direito/esquerdo), parte superior e inferior, levando o aluno ao
desenvolvimento de habilidades de organização, concentração, confiança,
controle emocional, raciocínio e memória.
Com objetos simples e corriqueiros é possível criar
interesse a estímulos como sons, texturas ( tato), estímulos visuais, entre
outros, fortalecendo no aluno suas emoções e sensações ativando diferentes
habilidades cognitivas e emocionais.

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