Para ensinar os primeiros caminhos da matemática para a aluna Isabelly S. Bifi, atualmente com 7 anos, matriculada no 1º ano do
Ensino Fundamental da Escola Professora Taciana Balth Jordão que apresenta
deficiência visual, utilizo várias técnicas com materiais didáticos para que venham
somar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de suas
habilidades sensoriais tato, audição, olfato, paladar e equilíbrio.
A aluna é ativa, curiosa, aprende com facilidade e se encontra no processo da
escrita, leitura e sistema de numeração Braille.
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Figura 1 – Representação dos números em Braille. Primeiramente, o indicativo de número e logo em seguida a representação numérica. Dentro de cada caixa há a quantidade relacionada de elementos. |
Para ensinar conceitos da matemática como contar quantidades e objetos de
diferentes coleções, iniciei com recursos pedagógicos e materiais concretos que tenho
disponível na sala de recurso, este procedimento de ensino é realizado e retomado
semanalmente com o objetivo de averiguar a compreensão da aluna diante do contexto.
Como por exemplo: Conversando sobre situações cotidianas, observo se ao
contar há realmente o número de elementos que ela pronuncia, ou seja, se relaciona
quantidade com elementos, se não relaciona, levo a uma reflexão, buscando estratégias
e discutindo soluções.
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Figura 2 – Aluna tateando material palpável. Processo de contagem: associação entre números e quantidades. |
Para compreender e desenvolver o raciocínio lógico matemático, abranger a
estrutura de organização do sistema de numeração decimal, compreender as regras de
troca do sistema decimal e explorar diferentes posições de número, utilizei o Material
Dourado e o Ábaco.
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Figura 3 – Contagem e compreensão de unidade, dezena e centena a partir do material dourado. |
Além disso, utilizei um material confeccionado com cartolina representando à
classe das unidades simples com palitos de picolé.
3ª Ordem 2ª Ordem 1ª Ordem
Centenas Dezenas Unidades
Para desenvolver essa atividade a aluna utilizou os palitos de picolé
representados da seguinte forma. Para representar a unidade à aluna usou um palito de
picolé designado como “solto/sozinho”, para representar a dezena à aluna utilizou 10
palitos de picolé designado como “amarradinho”, para representar a centena à aluna
utilizou 10 amarradinhos de picolé designado como “amarradão”, igualmente foi
utilizado o Material Dourado para realizar a representação e compreensão dos conceitos.
Foi uma técnica bem aproveitada onde a aluna realizou o processo de contagem,
recontagem e agrupamentos. Na realização da atividade quando em sua contagem não
resultava o agrupamento de 10 também era interrogada a verificar quanto faltava para
fechar sua contagem.
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Figura 4 – Material confeccionado a partir de cartolina e palito de picolé. |
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Figura 5 – Associação do material confeccionado e o material dourado. |
Nas atividades com o Ábaco a aluna vem adquirindo conceitos importantes e
vem realizando atividades de contagem, agrupamentos e operações simples de adição e
subtração. Em alguns momentos no decorrer dos procedimentos do ensino da
matemática foi empregado o ábaco e o material dourado para realizar comparações e
representações numéricas.
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Figura 6 – Número 11 representado no ábaco e no material dourado. |
No uso do soroban a aluna vem se familiarizando e aprendendo o manuseio do
instrumento como, por exemplo, o uso dos dois dedos: o indicador e o polegar.
O polegar é utilizado para levantar as contas inferiores e os demais movimentos
são feito com o dedo indicador. O emprego correto do movimento dos dedos é
necessário e preciso para a correta execução das operações.
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Figura 7 – Manuseio do Soroban com a utilização correta dos dedos. |
A aluna vem realizando o registro dos algarismos de 0 ao 9, compreendendo que
é necessário utilizar contas inferiores e superiores.
Por ser um instrumento palpável que facilita a aprendizagem, a aluna utiliza o
tato como seu principal receptor. O soroban estimula o desenvolvimento da
concentração, atenção, memorização, percepção, cálculo mental e coordenação motora.
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Figura 8 – Representação numérica no Soroban com auxílio da professora. |
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