Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

sábado, 19 de outubro de 2019

Aprender por meio do tato!

    O tato é um componente muito importante para a aprendizagem de uma criança cega. A criança com deficiência visual precisa de muito estímulo para desenvolver outros sentidos, como: tato, audição e equilíbrio, e, assim poder interagir com o ambiente que a rodeia.
     Para aprender e desenvolver a aprendizagem Braille, a estimulação tátil é fundamental e é o elemento mais importante nesse processo.

     O que é o Sistema Braille?

    É um processo de escrita e leitura, baseado em 64 símbolos em relevo, que resultam da combinação de pontinhos.

   Como estou trabalhando com alunos com deficiência visual, (já falei sobre isso no blog  em alguns posts mais antigos:) Deficiência Visual  e  Estimulação Pré Braille.
    Quero compartilhar e dividir com meus leitores os avanços que a Isa vem apresentando.
    Isa está matriculada no 1º ano e vem aprendendo no cotidiano escolar a escrita e leitura braile, o uso do soroban e técnicas de orientação e mobilidade.
  O ensino da escrita e leitura braille requer tempo, persistência, paciência, atenção, percepção e raciocínio.  O tempo é essencial e necessário para a aluna aprender e memorizar as 64 combinações diferentes dos pontos da escrita braille e igualmente saber em qual ponto da cela braile terá que perfurar com a punção para registrar a letra.
   Isa está no processo da alfabetização braille e vem apresentando um bom desempenho nas aulas, também está aprendendo a utilizar as ferramentas para o desenvolvimento do ensino da matemática.
  Os recursos didáticos (palito de picolé, material dourado, ábaco, soroban, reglete, punção entre outros materiais adaptados), são elementos importantes que contribuem para a aprendizagem da aluna.



Aprendizagem com material adaptado. Posição dos pontos de cada letra: da esquerda para a direita, letras C (1 e 4), P (1,2,3 e 4) e letra E (1 e 5).
Escrita da palavra bala






Manuseando ábaco.





Aprendendo a utilizar o Soroban. Representação numérica de 1 a 10.


Isa tateando as primeiras palavras em Braille.







Utilização de diversos recursos afim de tornar a aprendizagem mais eficaz.









Os vídeos a seguir, demonstram como Isa vem interagindo no processo ensino-aprendizagem e apresentando entendimento. É possível perceber os avanços significativos. Conforme a aprendizagem vem se consolidando, vamos introduzindo novas lições e palavras.














16 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada!Todas as formas de estímulo e diversos procedimentos irão fazer com que o desenvolvimento da aluna seja eficaz. Continue acompanhando o blog. (**)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada! Que bom que você gostou! Continue prestigiando o blog, toda semana posto uma experiência diferente com outros procedimentos na intervenção do AEE.

      Excluir
  3. Fico muito feliz com a evolução que a Isa está tendo!
    Parabéns por esse lindo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e por acompanhar o blog. Também fico muito feliz de ver a Isa aprendendo o braille e tendo a compreensão do contexto, por mais que ela ainda apresente resistência em alguns aspectos, vamos seguindo com paciência e perseverança nos desafios da alfabetização braille. Isa tem grande potencial e facilidade de aprender. Tudo é questão de tempo e o tempo dirá. <3

      Excluir
  4. Muito bom!Parabéns prof Ivete,Graças a seu trabalho e dedicação,sua aluna conseguirá viajar no mundo mágico da leitura,através dos estímulos e as técnicas do Braille.Parabéns prof Ivete.👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada!Sim Isa já viaja pelo mundo da leitura, da leitura narrada, onde ela interage sendo muitas vezes até personagem. É fascinante perceber como Isa é perspicaz aos fatos e manifesta sua opinião. Nos livros em braille acompanha tateando as figuras apreciando o mundo mágico das histórias. Grata pelas palavras de carinho e continue acompanhando o blog.<3

      Excluir
  5. Parabéns Ivete! Lindo trabalho! emocionante ver o desenvolvimento da sua aluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tatiane! Realmente Isa vem se desenvolvendo com grandes avanços e a cada dia novas aprendizagens serão introduzidas. Grata pelo seu carinho e continue acompanhando o blog. <3

      Excluir
  6. Ivete, todo trabalho é moroso, mas com o passar do tempo, percebemos que nosso trabalho, feito com dedicação, faz toda a diferença na aprendizagem e na vida da criança.Parabéns pelo trabalho e resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim realmente a aprendizagem é um processo gradativo e contínuo e no braille não é diferente. Mas como você bem disse, dedicação e persistência farão a diferença na vida da Isa. Obrigada pelo seu apoio e continue prestigiando o blog. Grata!<3

      Excluir
  7. Parabéns!!! A inclusão sendo escrita de uma forma humana e eficaz com belos resultados, parabéns prof Ivete, sou fã do seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada!! Me sinto lisonjeada com suas palavras. <3 Procuro sempre fazer o melhor e bem atender, contribuindo da melhor forma possível na vida dos meus alunos, com muito amor, dedicação, acolhimento, atenção e muitas aprendizagens. Agradeço suas palavras e continue prestigiando o blog. (*<*).

    ResponderExcluir