Quem sou eu?

Minha foto
Sinop, Mato Grosso, Brazil

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Dia Nacional do Deficiente Visual - Importância de saber assinar o nome!

13 de Dezembro é comemorado o Dia Nacional do Deficiente Visual, igualmente conhecido como o Dia Nacional do Cego. Esta data foi criada pelo Decreto de Lei n° 51.405, de 26 de Julho de 1961, pelo Presidente da República Jânio da Silva Quadros, e tem o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação, incentivando o espírito de dignidade e solidariedade humana.
     A implantação de leis que assegurem e garantem direitos como métodos de ensino específico conhecido por Braille - Sistema de Escrita Tátil, Orientação e Mobilidade, Lei de Acessibilidade entre outras conquistas, garantem autonomia e segurança ao deficiente visual.
       Aproveitando o contexto, quero  falar sobre a importância para o deficiente visual aprender  assinar seu nome.   Assinar o nome é um ato de emancipação. 
       Quando a pessoa deficiente visual não sabe assinar seu nome ou faz uso da impressão digital ela passa a imagem ou é confundida como uma pessoa analfabeta. Por isso é tão importante incluir no currículo dos alunos com deficiência visual o ensino da escrita cursiva. Saber assinar seu próprio nome rompe barreiras do preconceito e discriminação. 
     Desenvolver essa habilidade é importante logo no inicio da vida escolar, junto à alfabetização, também é necessário observar se o aluno tem desenvolvido seu esquema corporal, sabendo dissociar movimentos de pulso, cotovelos e ombros. 
      Ensinar o traçado da letra cursiva requer, tempo, paciência e dedicação.  Com o dedo indicador começa o treino na escrita do nome em tinta relevo, onde inicia a compreensão de movimentos circulares, ondulares e letras unidas, espaço vertical e horizontal, após isso consolidado, o aluno passa a praticar na guia de assinatura e caneta. Esse processo dependendo do aluno, leva de um até três meses de treino. 

Neste post descrevo os procedimentos de ensino com a aluna Jhullye.

















Em Braille, escrito a palavra "SENTIR"












Nenhum comentário:

Postar um comentário